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sexta-feira, 16 de abril de 2010

Pórtico Metrópole, Belém - Pará (2006)

1. MAPA DE SITUAÇÃO


2. INTRODUÇÃO

A área do Entroncamento, situada no bairro Castanheira, tem como principal característica a presença do mais importante nó viário da Região Metropolitana de Belém – RMB: o encontro das avenidas Almirante Barroso, Pedro Álvares Cabral e Augusto Montenegro com a Rodovia BR-316 (FIGURA 1).

FIGURA 1: Bairro Castanheira com a área do Entroncamento e suas principais vias.

A presença da interseção de importantes artérias metropolitanas foi determinante no processo de ocupação daquele espaço, o qual, em função de sua acessibilidade favorável, consolidou a predominância de usos terciários, incrementando a atratividade desta área para toda a RMB.

A Figura 2, apresenta gráficos com linhas de desejo para o Entroncamento, considerando todos os modos de transporte e todos os motivos de deslocamento, bem como os deslocamentos internos a pé, realizados durante um dia típico. Por intermédio dessa figura observa-se a forte atratividade que existe na área do Entroncamento.

FIGURA 2: Linhas de desejo para o Entroncamento, todos os modos, todos os motivos por dia.

Em um primeiro momento, se estabeleceram, predominantemente na área do Entroncamento, comércio atacadista e varejista popular próximo à feira, na interseção das avenidas Augusto Montenegro e Pedro Álvares Cabral.

No início da década de 90, implantou-se naquela área, na Rodovia BR-316, o Shopping Castanheira, que ao longo da última década vem induzindo uma forte expansão de usos terciários ao longo da BR-316.

A intensificação de atividades terciárias nesta área, e o crescimento natural da frota e das demandas por transporte ao longo das rodovias Augusto Montenegro e BR-316, levaram ao limite de capacidade a interseção em nível que existia no Entroncamento, onde os cruzamentos semaforizados permitiam, também, a travessia de pedestre no nível do solo.

Na Rodovia BR-316, dois semáforos foram implantados nesta última década, para permitir a travessia de pedestre em frente ao Shopping Castanheira e à Igreja Universal do Reino de Deus, que, juntamente com os pontos de parada de ônibus e a falta de ordenamento de atividades do comércio informal na calçada, vem prejudicando fortemente a circulação naquela área (FIGURA 3).

FIGURA 3: Local dos semáforos de pedestre e dos pontos de parada na BR-316

A solução para os intensos congestionamentos que vinham ocorrendo naquela área, se deu através do tratamento em níveis diferenciados das interseções, com a escavação de um túnel para a ligação direta entre a BR-316 e a Avenida Almirante Barroso, e uma rótula para os demais movimentos (FIGURA 4).

FIGURA 4: Projeto viário para o Entroncamento

A solução viária adotada no Entroncamento vai possibilitar a circulação contínua de veículos em todas as vias que se conectam naquele ponto, impedindo portanto, qualquer travessia de pedestre no nível do solo.

Diante deste fato, a Prefeitura Municipal de Belém – PMB contratou a elaboração de Projeto de uma passarela de pedestre para atender ao fluxo mais intenso de travessia, na BR-316 em frente ao Shopping Castanheira.


3. ESTUDOS PRELIMINARES

3.1 GERADORES PRIMÁRIOS DO PROJETO DE ARQUITETURA

O projeto da passarela teve, como geradores primários da proposta, os seguintes pontos:
• O elevado volume de travessia de pedestre requer circulação vertical contínua e de grande capacidade, através de escadas rolantes e elevadores para portadores de necessidades especiais, sem, no entanto, prescindir da escada convencional. A presença desses equipamentos exige espaço físico e estruturas de acesso protegidas de intempéries e controle contra a ação de vândalos;
• A concepção da proposta terá que considerar a necessidade de vencer, sem apoios intermediários no solo, o vão que transpõe, para que este fique liberado às futuras intervenções no sistema viário que o atravessa;
• A localização da passarela, na principal entrada rodoviária do Município de Belém, oportuniza a realização de um projeto que, além de suas funções como elemento do sistema de circulação, assumirá, também, a condição de marco simbólico de referência à entrada da cidade;
• A Prefeitura Municipal de Belém possui, à sua disposição, áreas nos lotes de propriedade do Shopping Castanheira e da Loja Esplanada para edificar as estruturas de acesso à passarela, as quais deverão, também, favorecer as condições de entrada a esses estabelecimentos ANEXO1;
• O equipamento terá que ser público, de acesso livre, e de funcionamento ininterrupto.

3.2 ESTUDOS DE LOCALIZAÇÃO

O local para a futura implantação da passarela foi discutido, juntamente com a direção do Shopping Castanheira e da Loja Esplanada, de maneira a possibilitar a máxima eficiência na operação de travessia dos pedestres, ocupando o mínimo de área para a construção das estruturas de acesso, e, ainda, facilitando os fluxos de entrada e saída dos dois estabelecimentos comerciais.

O volume de pessoas que hoje atravessam a Rodovia BR-316 neste local é significativamente maior que no outro semáforo, em frente a Igreja Universal, chegando nos períodos de pico, a 1400 pessoas/hora nos dois sentidos.

Em comum acordo com os dois estabelecimentos comerciais, que cederam para Prefeitura de Belém parte de suas propriedades (ANEXO1), foi definido que a passarela será localizada no mesmo ponto onde hoje se encontra a faixa de travessia de pedestre, em frente ao Shopping Castanheira e a Loja Esplanada, conforme apresentado nas Figuras 5 e 6.

FIGURA 5: Localização atual da travessia de pedestres.

FIGURA 6: Local de implantação da Passarela do Entroncamento.


4. MEMORIAL DO PROJETO DE ARQUITETURA E URBANIZAÇÃO

A passarela projetada será um conjunto o qual se constituirá, fundamentalmente, de quatro elementos: dois blocos de acesso, a passarela propriamente dita, e sua torre de sustentação.

Os blocos de acesso à passarela estarão localizados nas margens da rodovia BR-316, um do lado da Loja Esplanada, e o outro, do lado do Shopping Castanheira. Ambos os blocos, nesse texto denominados Bloco Esplanada e Bloco Castanheira, serão erigidos, como já mencionado, dentro dos lotes de propriedade privada ocupados pelos dois referidos grupos empresariais, negociados com a Prefeitura Municipal de Belém para a implantação do empreendimento.

O Bloco Esplanada (FIGURAS 7 e 8) será construído em local hoje ocupado pela parte frontal do prédio que abriga a loja, cedido para a edificação que conterá os elementos de acesso ao nível da passarela. Esses elementos serão um conjunto de escadas rolantes (subida e descida), uma plataforma de percurso vertical (PPV) destinada a portadores de necessidades especiais, e uma escada convencional. As escadas, tanto as rolantes quanto a fixa, desenvolver-se-ão paralelamente à rodovia, acomodando-se de acordo com a configuração espacial do espaço disponível. O bloco terá entrada direta da via, e possibilitará, também, por dentro de suas instalações, a manutenção e ampliação do atual acesso à Loja Esplanada pelo pavimento térreo, e ainda, a criação de outra entrada pelo pavimento superior. O prédio será edificado em estrutura de concreto armado, paredes em alvenaria de tijolos cerâmicos, coberto com telhas termoacústicas, e integralmente revestido, tanto interna e quanto externamente, em material cerâmico de alta resistência.

FIGURAS 7: Térreo do Bloco Esplanada.

FIGURAS 8: Segundo piso do Bloco Esplanada.

O Bloco Castanheira (FIGURAS 9 e 10) ficará na área onde, hoje, estão a principal entrada de pedestres desse Shopping e o conjunto de caixas eletrônicos de auto-atendimento bancários. Essa edificação, a exemplo de seu par localizado no outro lado da rodovia, também será dotada de duas escadas rolantes, escada convencional, e, ao invés da PPV, ali serão instalados dois elevadores convencionais. O bloco em questão, além de sua função acesso à passarela, possui, ainda, dois espaços para exploração comercial: uma loja e um ambiente para os já existentes caixas eletrônicos bancário.

A implantação do Bloco Castanheira, apesar de sua posição em local por onde se processam intensos os fluxos de circulação dos usuários do Shopping, não modificará nem comprometerá o sistema de entrada e saída do conjunto edificado, seja de pedestres ou de veículos. Além disso, haverá possibilidade de se construir uma passarela ligando o pavimento superior do bloco ao segundo piso do Shopping. Os materiais de acabamento serão idênticos aos utilizados no Bloco Esplanada.

FIGURA 9: Térreo do Bloco Castanheira.

FIGURA 10: Segundo piso do Bloco Castanheira.

A passarela, terceiro elemento do complexo, será um conjunto integralmente metálico, e composto por duas partes bem definidas. Em sua parte inferior, estender-se-á uma estrutura vazada, com 8 m de largura e 47 m de extensão, constituída de duas grandes longarinas ligadas por uma seqüência de transversinas paralelas entre si. Esse elemento será uma grelha pênsil, estaiada em três pontos - dois em uma longarina e um em outra, cujas extremidades apoiar-se-ão, também, nos blocos de acesso. Sobre esse elemento desenvolver-se-á a passarela propriamente dita, coberta, com largura de 6 metros, conformada por duas vigas longitudinais paralelas que apoiarão seu piso metálico. As referidas vigas, além de suas funções estruturais, ainda conformarão a parte inferior do guarda-corpo, o qual, ainda, será arrematado por um tubo de significativo diâmetro.

A passarela propriamente dita será aberta nas laterais, de maneira a se assegurar a ventilação e a iluminação naturais em seu interior. Sua cobertura terá forma abobadada, sustentada por estruturas tubulares paralelas, de geometria elipsoidal, as quais se desenvolverão externamente às telhas terrmoacústicas calandradas que protegem o conjunto. As referidas estruturas serão apoiadas, por intermédio de braços, na parte tubular do guarda-corpo.

O quarto elemento que constituirá o complexo será uma grande torre em concreto cuja principal função será a de auxiliar na sustentação da passarela. De seu topo sairão os três estais ligados à já mencionada grelha pênsil que apóia a passarela propriamente dita. A torre, cuja altura será de, aproximadamente, 40 metros, será localizada no Bloco Castanheira, o qual será erigido em torno desse elemento.

A implantação da passarela trará considerável melhoria ao local. Além de proporcionar maior fluidez do tráfego de veículos na rodovia, resolverá as questões de segurança de sua travessia de pedestres, assegurando conforto e adequação dessa operação. Além disso, o conjunto contribuirá para a expansão das atividades terciárias daquela região, pois eliminará a forte segregação atualmente verificada entre os dois lados da BR-316, fator que impede suas relações de proximidade e inibe, como conseqüência, o espraiamento e a dinamização do comércio e serviços da área.

O conjunto edificado será, inevitavelmente, de grande porte. Dentre diversas justificativas para a considerável escala do futuro conjunto destacam-se a necessidade de que suas edificações integrantes abriguem equipamentos e espaços (escadas, elevadores, circulações etc) demandantes de generosas áreas, e, ainda, o fato de que as legislações federais que disciplinam construções dessa natureza exigem que as mesmas cruzem as rodovias a uma altura mínima de 5,50 m. Como se observa, não é possível resolver o projeto aqui proposto sem o emprego de volumosas estruturas.

Além das mencionadas justificativas, outra razão legitima o significativo porte do empreendimento. O papel simbólico a ser tomado pela passarela também é responsável pela considerável escala de sua presença. A ser implantado no limite do município, em seu principal acesso rodoviário, naturalmente o conjunto irá adquirir a condição de marco referencial da entrada da cidade. Essa atribuição, para seu efetivo cumprimento, necessita de um cenário urbano no qual o equipamento possua posição de destaque na paisagem, revelando-se como principal partícipe do contexto edificado.

Em nosso caso, a fisionomia do local, caracterizada pela presença de grandes edificações (Shopping Castanheira, Loja Esplanada, Igreja Universal do Reino de Deus, entre outros) em meio à intensa poluição visual (placas, totens, etc), requer que a passarela possua monumental escala para que seja assegurada a visibilidade necessária ao pleno exercício de sua referida função simbólica.

Assim sendo, o projeto da Passarela do Entroncamento foi concebido sob a total consciência da amplitude e profundidade de seu papel na cidade, e sua feição material, em porte e desenho, idealizada para não apenas dar suporte físico ao desenvolvimento das atividades utilitárias a que se destina, mas, sobretudo, à difusão do significado de sua existência.

Fernando Andrade renderizou as imagens.

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