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quarta-feira, 19 de maio de 2010

Área de entorno do Elevado da Av. Júlio César, Belém - Pará (2010)

1.PROJETO EXECUTIVO DE URBANIZAÇÃO E ARQUITETURA

A inserção do elevado da Avenida Júlio César, construído à confluência dessa via com a Avenida Pedro Álvares Cabral, além de transformar o sistema viário do local, resolvendo um problema de trânsito que há anos dificultava o fluxo de veículos e pedestres daquele ponto da cidade de Belém, proporcionou o aproveitamento de espaços que, antes, estavam inacessíveis física e visualmente à população.

Essas áreas, do ponto de vista de suas localizações, podem ser divididas em dois grupos, os quais, a partir dos tratamentos previstos pelo projeto a que o presente texto se refere, farão parte do tecido urbano da cidade, trazendo grande benefício aos futuros usuários de seus espaços.

O primeiro grupo refere-se às áreas conformadas pelo traçado curvilíneo do novo sistema viário. Esses lugares, circundados pelas vias, receberão tratamento paisagístico vegetal, cujo conceito está expresso no Memorial do Projeto de Executivo de Paisagismo, mais adiante nesse documento.

O segundo grupo concerne à parte do terreno atualmente ocupado pelo Aero Clube do Pará. Com superfície de formato irregular medindo aproximadamente 3,3 hectares e até o presente momento fechado, circundado por muros e cercas que, hoje, ainda o isola de vias e lotes privados, o lote em questão será transformado em parque público. Para isso, os referidos fechamentos lindeiros a vias públicas serão demolidos, ficando, apenas, aqueles que fizerem face com imóveis de propriedade particular.

O parque terá como objetivo principal oferecer aos habitantes de suas cercanias opções de lazer esportivo, contemplativo e lúdico. Além disso, haverá, também, em seus domínios, edificações pertencentes à comunidade e, ainda, instituições públicas vinculadas a programas governamentais de apoio voltados à assistência da população.

Do ponto de vista físico, o parque será uma grande área arborizada constituída de passeios que circundam equipamentos de uso coletivo. Haverá estacionamento para 90 veículos, anfiteatro destinado a atividades culturais e lúdicas com capacidade para cerca de 240 espectadores, e espaços para o público infantil dotados de brinquedos diversos. O projeto prevê, ainda, equipamentos para prática de exercícios físicos para todas as idades (crianças, adultos e idosos).

O parque abrigará, também, um complexo esportivo constituído de um ginásio coberto de 1101 m² com quadra polivalente, ao lado do qual estarão, ao ar livre, duas quadras para vôlei de areia e mais uma quadra polivalente. O conjunto é integrado, ainda, por um skate park configurado de maneira que se permita a boa e segura prática desse esporte.
Distribuídos pelo complexo estarão conjuntos de mesas para a prática de jogos como dama, xadrez, dominó e “ping-pong”.

A parte institucional será constituída das seguintes edificações:

• Posto da Polícia Cidadã, com 72 m² e dotado de sala de espera e sala de reuniões, além de depósito, copa e sanitário. Essa unidade é vinculada à Secretaria de Estado de Segurança Pública do Pará SEGUP;

• Posto do Infocentro, com 72 m² e constituído por uma sala de aula, sala de administração e controle, além de baterias de sanitários. Essa unidade é vinculada à Secretaria Executiva de Estado de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia – SEDECT.

Cabe ressaltar que os programas das unidades governamentais foram fornecidos pelos órgãos responsáveis por seus funcionamentos.

Além das referidas edificações, a parte institucional do parque contará, ainda, centro comunitário de 135 m², dotado de ampla sala para múltiplos usos, além de sala de administração, copa e baterias de sanitários.

O conjunto de edificações do complexo será, finalmente, completado por três lanchonetes, cada uma com 35 m², todas dotadas de área de vendas, depósito e baterias de sanitários.


O parque foi configurado de maneira a permitir que seu uso se faça da melhor maneira possível, com segurança e comodidade para todos. Foi reservada uma faixa de proteção entre a via de retorno do binário Senador Lemos/Pedro Álvares Cabral, de maneira a afastar o usuário do trânsito motorizado.

Dessa forma, os ambientes, cobertos e descobertos, foram distribuídos pela área de acordo com o que acreditamos ser a melhor posição para seus acessos e usos, agrupando as atividades de acordo com as suas afinidades e complementaridades. Além disso, o aspecto visual também interferiu na escolha das localizações, sobretudo dos elementos edificados mais volumosos que compõem o parque. Assim sendo, as edificações foram implantadas, na medida do possível, vizinhas umas das outras e nas bordas da área, próximas aos muros que não puderam ser retirados.

Outro determinante da locação foi a posição da unidade da Polícia Cidadã, a qual deveria, como está projetada, pelas suas necessidades de visualizar todo o complexo, situar-se em ponto estratégico. Além disso, é imprescindível que seja servida de estacionamento próprio para a viatura, com possibilidade de entrada e saída livres e desimpedidas. Portanto a edificação em questão foi inserida a norte do parque, no vértice de uma inflexão da linha irregular que conforma o perímetro da área, para onde se pode estender o sistema viário adjacente, criando-se uma via de serviço com 11 vagas de estacionamento.

A localização da unidade policial trouxe para perto desta os demais prédios institucionais e comerciais do parque, pois além de proporcioná-los a necessária segurança aos seus funcionamentos, os beneficiou, também, com a nova via de serviço já mencionada.

O conjunto esportivo foi lançado no meio do parque, já que requeria quantidade significativa de espaço. Além disso, o ginásio é a edificação de maior porte do conjunto e sua localização no meio da área atenua a presença de seu volume na paisagem.

Algumas árvores existentes no local também foram elementos estruturadores do projeto, pois influenciaram o desenho o parque. Atividades, como, por exemplo, as dos jogos de mesa, foram lançadas sob suas copas, de modo a beneficiarem-se de suas sombras.

As lanchonetes estão localizadas de maneira a favorecerem-se, como já foi dito, da segurança e da via de serviço, e, sobretudo, a atenderem ao público usuário do conjunto esportivo.

O estacionamento foi lançado a sul do parque, na confluência da Avenida Senador Lemos com a Passagem Santos Dumont, para facilitar seu acesso aos visitantes que ali chegam utilizando veículos particulares ou mesmo táxis.

Fazem parte, ainda do complexo geral duas passarelas elevadas para travessia de vias, uma sobre a Avenida Júlio César e outra sobre a Avenida Pedro Álvares Cabral e o retorno do Binário. As passarelas possuem o mesmo princípio formal e material, sendo constituídas de conjuntos de escadas fixas e rampas com declividade de 8,5%. Edificadas em concreto e aço, serão parcialmente cobertas. Seus guarda-corpos serão tubulares, configurados de maneira a permitir a visibilidade em todo o percurso para garantir a segurança de seus usuários. Em ambos os elementos a travessia sobre as vias se fará a uma altura de 5,50 m, em ponte de largura de 2 m. Suas dimensões, entretanto, serão diferentes. A primeira passarela, de menor porte, terá dois conjuntos de rampas e escadas, um de cada lado da rua, com larguras de 1,20 m, dada a exigüidade do espaço disponível para sua existência. Já no segundo caso, com percurso mais longo a ser percorrido e duas vias para atravessar, haverá três conjuntos de rampas e escadas as quais terão, nessa situação, largura de 1,50 m.

Especial atenção foi dada, no conjunto, aos portadores de necessidades especiais. Em todo o complexo, tanto em seus espaços abertos quanto em suas edificações e equipamentos, não haverá impedimentos para o livre, adequado e universal uso de todas as instalações ali existentes.

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