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segunda-feira, 1 de março de 2010

Urbanização da Orla de Alter do Chão - Pará, 2004

MEMORIAL

A vila de Alter do Chão é um distrito do Município de Santarém. Ocupando área de 80 hectares, a vila está localizada a 2°30’13” de latitude sul e 54°57’09” de longitude oeste, à margem direita do Rio Tapajós, afluente do Rio Amazonas. Segundo dados do IBGE, a vila possui população aproximada de 2.200 pessoas.

1. LOCALIZAÇÃO DA ÁREA DE INTERVENÇÃO E DESCRIÇÃO DA SITUAÇÃO ATUAL

Área de intervenção - Aerofoto

A área de intervenção definida pelo Termo de Referência que norteou a concepção do projeto aqui proposto é o trecho público da Vila de Alter do Chão iniciando na área contígua à Lagoa do Terminal Turístico, e estendendo-se pela rua justafluvial Lago Verde, a Travessa Antonio Alves e a Travessa dos Mártires (entre a Rua Lago Verde e a Rua Lauro Sodré), a Praça Sete de Setembro e a Rua Lauro Sodré (entre a Lagoa do Terminal Turístico e a Travessa Copacabana). A área em questão está situada de frente para o Lago Verde, um dos principais pontos de atração da Vila, e apresenta configuração diversa, a qual será descrita a seguir.

Área de Intervenção - Planta Geral

1.1. ÁREA CONTÍGUA À LAGOA DO TERMINAL TURÍSTICO (CAT)



Área de Intervenção - Planta Geral


A área contígua à Lagoa do Terminal Turístico sugere uma quadra desocupada da malha urbana (Fig.1). Esse local, posicionado em uma das extremidades da Rua Lauro Sodré, está quase integralmente tomado pela vegetação e apresenta uma única e abandonada edificação. Ali está localizado o trapiche em madeira (Fig.2) que, atravessando a lagoa, dá acesso ao referido Terminal destinado a receber turistas que chegam a Alter do Chão via fluvial. A lagoa, observe-se, apenas se manifesta em meses de maré cheia.

Fig.1 - Área contígua à lagoa do terminal turístico

Fig.2 - Trapiche de Acesso ao Terminal Turístico




1.2. RUA LAGO VERDE

A Rua Lago Verde (Fig.3 e 4) constitui o trecho justafluvial que se desenvolve desde a Travessa Frei Cristóvão até o prolongamento da via lateral à Praça Sete de Setembro. Sua interface com a praia é determinada pelo muro de arrimo cuja cota de coroamento é a mesma do nível do greide, não havendo nenhum guarda-corpo de proteção. Existem diversas escadas de acesso à praia, algumas em concreto, outras em alvenaria e madeira, todas em precário estado de conservação.

Área de Intervenção - Planta Geral


A via possui pavimentação natural em piçarra e nenhum passeio em frente aos lotes lindeiros. A drenagem pluvial se processa, igualmente, de maneira natural, sendo a praia o destino final das águas. Em alguns pontos, o carreamento do material da pavimentação ocasionado pela movimentação da água pela superfície da via erodiu partes do solo.

Fig.3 - Rua Lago Verde

Fig. 4 - Rua Lago Verde. Coroamento do muro de Arrimo


Existe uma rede de postes exclusivamente destinada à iluminação pública. Os lotes lindeiros são alimentados de energia elétrica pela rede que passa na Rua Lauro Sodré.
A arborização da rua é bastante incipiente, com árvores novas plantadas de forma desordenada, sem critério aparente.


1.3. RUA ANTONIO ALVES E RUA DOS MÁRTIRES

A Rua Antonio Alves e a Rua dos Mártires, em seus perímetros delimitados pelas ruas Lago Verde e Lauro Sodré, possuem configuração semelhante. Ambas ligam vias com níveis diferentes, constituindo, portanto planos inclinados, assim como apresentam pavimentação natural em piçarra com pontos erodidos devido à ação da movimentação das águas pluviais.

Área de Intervenção - Planta Geral

Na Travessa Antonio Alves (Fig.5), no trecho em questão, é possível encontrar, em um lado, um passeio cimentado dotado de árvores recentemente plantadas, bem como um poste de iluminação pública. Já na Travessa dos Mártires (Fig.6), inexiste qualquer calçamento, iluminação ou vegetação de porte.

Fig.5 - Travessa Antônio Alves

Fig.6 - Travessa dos Mártires


1.4. PRAÇA SETE DE SETEMBRO

A Praça Sete de Setembro (Fig.7) é, atualmente, o ponto focal do conjunto urbano a ser tratado. Nesse espaço e em seu entorno desenvolvem-se atividades diversas, em estruturas permanentes ou temporárias. A praça em si encontra-se, de maneira geral, em razoável estado de conservação. Seu piso é constituído de pavimentação em blocos articulados de concreto entremeados de canteiros gramados dotados de árvores de portes variados. O mobiliário urbano é integrado, fundamentalmente, por bancos de madeira e ferro, um coreto em estrutura metálica e uma barraca de vendas de alimentos. A iluminação da praça é apenas razoável, não apenas pelo pequeno número de luminárias instaladas, como, também, pelo sombreamento ocasionado pelas árvores de grande porte ali existentes.

Área de intervenção - Planta Geral

A utilização da praça é bastante variada. Além do lazer contemplativo que proporciona, serve, igualmente, por exemplo, para apoiar atividades externas de comemorações religiosas que se realizam na Igreja de Nossa Senhora da Saúde, a qual possui sua fachada principal para a praça voltada.

Fig.7 - Praça Sete de Setembro

Fig.8 - Palco em ruinas


No lado oposto à Igreja, no talude de descida para a praia, existe uma estrutura em forma de palco (Fig.8), hoje em ruínas e desativada, destinada a apresentações artísticas de natureza variada. Sob essa estrutura, há bares e banheiros, os quais também se encontram fechados.
Ao lado da referida estrutura do palco está uma rampa que leva à escada de descida para a praia (Fig.9), a qual, em períodos de maré cheia, é o principal ponto de atracação das catraias, as pequenas canoas que fazem a travessia para a Ilha do Amor. Esse caminho, pela intensa movimentação que possui, atrai equipamentos de vendas diversos, como, por exemplo, carrinhos de sorvetes e barracas de lanches (Fig.10).


Fig.9 - Rampa e escada de acesso à praia



Fig.10 - Barracas de lanches


1.5. RUA LAURO SODRÉ

A Rua Lauro Sodré apresenta dois trechos com características físicas bastante distintas. O segmento que se estende da Lagoa do Terminal Turístico até a Praça Sete de Setembro (Fig.11) é predominantemente residencial, possui pavimentação em piçarra sobre a qual as águas pluviais são drenadas naturalmente, e pouquíssimos passeios. A rede de postes que o serve constitui-se de unidades em concreto e, também, em madeira, que conduz as fiações da distribuição de energia elétrica, iluminação pública e telefonia fixa.





Área de Intervenção - Planta Geral



O segmento da Rua Lauro Sodré que liga a Praça Sete de Setembro à Travessa Copacabana é de uso misto (comercial e residencial), e integralmente pavimentado em asfalto (Fig.12), com exceção da parte em concreto em frente à referida praça. Há passeios cimentados ao longo do trecho, com guias bem definidas e sarjetas para coletar as águas pluviais e conduzi-las a canaletas que descem o talude em direção à praia.
A pavimentação asfáltica encontra-se, em geral, em razoável estado de conservação, possuindo alguns pontos que necessitam de recomposição. Os passeios, juntamente com seus meios-fios e sarjetas, estão, em alguns locais, deteriorados, carecendo de recuperação.

Fig.11 - Rua Lauro Sodré. Trecho pavimentado em piçarra





Fig.12 - Rua Louro Sodré. Trecho paviementado em asfalto




1.6. MURO DE ARRIMO E ESCADAS DE ACESSO À PRAIA

Ao longo dos trechos justafluviais da Rua Lago Verde e da Rua Lauro Sodré existe um muro de arrimo construído em alvenaria de pedra argamassada. Esse muro possui altura que varia entre 3,20m e 0,40m, e apresenta pontos deteriorados em toda a sua extensão. De maneira geral, o rejuntamento em argamassa está comprometido, com as pedras expostas e soltas em alguns locais. Há determinados partes em que a maré solapou a base do muro, desprotegendo suas fundações (Fig.13)




Área de Intervenção - Planta Geral




Em frente à Rua Lauro Sodré há 32 m desabados do muro, sobre os quais foram colocados gabiões para conter o talude ali existente (Fig.14).
Existem diversas escadas distribuídas por toda a extensão do muro de arrimo. Nos trechos em que o muro é mais alto, em frente à Rua Lauro Sodré, as escadas são todas construídas em alvenaria de pedra argamassada, e apresentam sinais de deterioração (Fig.15). Já as escadas localizadas na Rua Lago Verde são constituídas de materiais diversos como a madeira, o concreto e também a alvenaria de pedra argamassada. Nesse último trecho, as escadas estão em ruínas.


Fig.13 - Muro de Arrimo. Solapamento da base



Fig. 14 - muro de Arrimo.Trecho desabado


A principal escada de acesso à praia situa-se em frente à Praça Sete de Setembro (Fig.16). É através dela que se processa o acesso ao embarque nas catraias em períodos de maré cheia. Essa escada, apesar de intensamente utilizada, apresenta mau estado geral e não oferece segurança para seus usuários. Sua base, assim como alguns trechos do muro de arrimo, está em processo de solapamento, o que pode acarretar seu colapso.




Fig.15 - Escada deteriorada de acesso à praia




Fig.16 - Principal escada de acesso à praia


1.7. TALUDE

O talude gramado (Fig.17), posicionado ao longo do trecho justafluvial da Rua Lauro Sodré, está, de maneira geral, em razoável estado de conservação. Existem alguns pontos que necessitam de complemento de material e outros precisando de manutenção na cobertura vegetal. Sobre o talude se estendem escadas e rampas de acesso à praia e, também, canaletas de drenagem do sistema viário adjacente (Fig.18). Esses elementos, apesar de apresentarem configuração heterogênea quanto a suas integridades físicas, estão, todos, em pleno funcionamento. Próximo à linha do muro de arrimo, está uma rede de postes de concreto que sustenta o sistema de iluminação do talude e da praia.



Área de Intervençcão - Planta Geral



Fig. 17 - Talude gramado



Fig.18 - Talude gramado. Canaleta



2. INFRA-ESTRUTURA URBANA EXISTENTE NA ÁREA

2.1. SISTEMA VIÁRIO E DRENAGEM

O sistema viário da área em questão é composto, em sua maioria, por vias pavimentadas com asfalto CBUQ, à exceção de algumas ruas ou trechos pavimentados em concreto e outros que estão em leito primário de piçarra. Todas as vias pavimentadas com asfalto CBUQ e concreto possuem calçadas revestidas em blocos ou argamassa de cimento, apresentando meios-fios e sarjetas por onde escoam superficialmente as águas pluviais. Existem, ao longo da Rua Lauro Sodré diversas bocas de lobo que conduzem as águas pluviais a canaletas sobre o talude, para então despeja-las na praia.


2.2. ENERGIA ELÉTRICA

A energia elétrica que alimenta a área em questão é, assim como em toda a vila, de responsabilidade da Rede Celpa.


2.3. TELECOMUNICAÇÕES

A área em questão é atendida pelo serviço prestado pela Telemar, existindo, no local, alguns telefones públicos. Há também, na área, a cobertura de diversas empresas operadoras de telefonia móvel (Celular).


2.4. ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTO SANITÁRIO

O sistema de abastecimento de água do trecho em questão, assim como em toda a vila, é de responsabilidade da COSANPA – Companhia de Saneamento do Estado do Pará. Quanto ao esgoto sanitário, não existe, na área, nenhum sistema, resolvendo-se a disposição dos efluentes por meio de fossas individuais.


3. SITUAÇÃO DA PROPRIEDADE DO TERRENO E SEU VALOR DE MERCADO

O terreno no qual será executada a intervenção aqui apresentada é público, de propriedade, portanto, do poder público municipal, não possuindo, por isso, valor de venda no mercado.

4. PROPOSTA

4.1. JUSTIFICATIVA DA PROPOSTA

A Vila de Alter do Chão é um dos mais importantes pólos turísticos do Estado do Pará. Situada a aproximadamente 30 Km da cidade de Santarém, com a qual se comunica por via rodoviária e fluvial, Alter do Chão atrai, ao longo do ano, um enorme contingente de turistas brasileiros e estrangeiros. Dentre seus inúmeros atrativos, a vila possui uma beleza natural incomum, dada sua localização às margens do Rio Tapajós cujas águas verdes e limpas proporcionam lazer balneário saudável em todos os aspectos. Além disso, a localidade sedia eventos bastante concorridos, como, por exemplo, a famosa Festa do Çairé, realizada no mês de setembro, com manifestações folclóricas e religiosas envolvendo, de forma direta e indireta, um grande número de pessoas.
A área objeto da intervenção é um dos principais pontos de concentração da atividade turística da vila. O local como um todo, está posicionado de frente para o Lago Verde, no qual se localiza a Ilha do Amor, para cujos bares converge a grande maioria dos turistas em atividade balneária. Investimentos na área, portanto, justificam-se pelos benefícios que trarão o incremento do uso do local, proporcionado por uma melhor infra-estrutura de apoio.
Além da intensificação do turismo, existem justificativas de outras naturezas para a intervenção na área. Conforme já mencionamos anteriormente, verificam-se fenômenos erosivos nas superfícies das vias com pavimentação natural, e, também, deterioração física no muro de arrimo ao longo da orla. Esses processos necessitam ser detidos para evitar problemas ambientais mais graves, como a desintegração das vias ou mesmo o desabamento do referido muro e o conseqüente desbarrancamento do talude.


4.2. DESCRIÇÃO DA PROPOSTA

A intervenção proposta para a referida área da Vila de Alter do Chão constitui-se, em linhas gerais, da reurbanização de toda a área em questão, envolvendo os seguintes aspectos: Urbanização e Arquitetura, Muro de Arrimo, Estrutura de Edificações, Sistema Viário, Drenagem Pluvial, Paisagismo, Instalações Elétricas e de Proteção contra Descargas Atmosféricas, Instalações Telefônicas, Instalações Hidro-sanitárias e Instalações de Prevenção e Combate a Incêndio.
A seguir, apresentamos individualmente os Memoriais referentes a cada Projeto integrante do Projeto Executivo, sendo esses textos, em forma e conteúdo, de inteira responsabilidade de seus autores.

4.2.1. PROJETO EXECUTIVO DE URBANIZAÇÃO E ARQUITETURA

Arq. José Maria Coelho Bassalo e Arq. Flávio Campos do Nascimento


A área objeto da intervenção proposta será tratada como um todo, aplicando-se, contudo, soluções urbanísticas e arquitetônicas específicas para cada ponto, de acordo com as características e necessidades identificadas.


4.2.1.1. ÁREA CONTÍGUA À LAGOA DO TERMINAL TURÍSTICO (CAT)

A área contígua à lagoa do Terminal Turístico (CAT) receberá uma grande praça que funcionará como um anfiteatro destinado a eventos folclóricos. Esses eventos serão realizados como parte das atividades de recepção a turistas que chegarão à Vila de Alter do Chão por via fluvial, e que desembarcarão no referido Terminal. A praça, toda em piso cimentado, terá, fundamentalmente, um espaço central para apresentações, cercado de bancos em dois níveis para acomodar espectadores. Haverá, ainda, nesse local, um edifício de apoio para os turistas (Fig.19), dotado de sanitários e lanchonete, além de espaço coberto para embarque e desembarque em veículos de pequeno e grande porte (ônibus). Essa edificação será conectada ao trapiche existente que leva ao Terminal, e, em linhas gerais, será uma cobertura em telhas cerâmicas apoiada sobre estrutura de madeira com pilares em concreto. Os ambientes que ali existirão serão compostos por alvenaria de tijolos igualmente cerâmicos.



Fig. 19 - Terminal Turístico.Edifício de apoio


4.2.1.2. RUA LAGO VERDE

A Rua Lago Verde será pavimentada em blocos de cimento, receberá passeios cimentados nos dois lados, baias para estacionamento de veículos, e sistema de drenagem superficial e subterrâneo. Ali haverá calçadão com largura suficiente para bancos e para montagem, em períodos de temporada, de barracas para comercialização de produtos diversos. O calçadão receberá guarda-corpo metálico de proteção sobre o muro de arrimo que marca o limite entre a rua e a praia, para a qual haverá acesso por meio de uma escada em concreto.


4.2.1.3. RUA ANTONIO ALVES E RUA DOS MÁRTIRES

A Rua Antonio Alves e a Rua dos Mártires receberão pavimentação em CBUQ, e, também, passeios cimentados e drenagem subterrânea.


4.2.1.4. PRAÇA SETE DE SETEMBRO

A Praça Sete de Setembro será integralmente reformada. Será demolido todo o atual piso em blocos de cimento e retirado todo o mobiliário urbano existente (bancos, lixeiras e coreto). A nova praça será formalmente estruturada a partir de um espaço circular posicionado na direção da porta da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, e, também, do novo coreto (Fig.20). O espaço funcionará como adro da igreja e apoiará atividades religiosas externas. Já o coreto será uma estrutura mista em concreto e aço, com piso em ladrilho hidráulico conformando desenhos regionais, elevado 1 metro em relação ao nível da praça e terá funções diversas, como, por exemplo, de marco referencial, monumento, palco, abrigo, e ambiente de estar. A vegetação existente será conservada, com os novos canteiros posicionados de maneira a abrigá-la e receber, também, complementações. Um dos canteiros de maior porte terá mesinhas em concreto para jogos e, portanto, forração vegetal diferenciada. Todo o piso da praça será cimentado, com exceção do espaço em frente à igreja que receberá pavimentação em Korodur, compondo desenhos com motivos regionais. Por toda a área serão lançados bancos e lixeiras.



Fig.20 - Coreto

O sistema viário ao redor da praça também será modificado, tanto em sua geometria quanto em sua pavimentação, a qual receberá acabamento em CBUQ. As esquinas da praça terão seus raios de curvatura modificados, a geometria do trecho frontal à praça da Rua Lauro Sodré terá sua curva suavizada, e o passeio da rua lateral receberá complementação para envolver a mangueira que se encontra no meio da via. Na outra rua lateral à praça, a qual possui caixa mais larga, serão criadas vagas de estacionamento perpendiculares ao passeio. Essa rua também será prolongada até encontrar a Rua Lago Verde, criando-se um novo trecho, hoje inexistente, o qual possuirá, igualmente, vagas de estacionamento.
Em frente à praça, no lado oposto à igreja, na nova esquina da Rua Lauro Sodré com o prolongamento da via a ser construído, o palco existente será demolido, dando lugar a uma nova esplanada, destinada, a exemplo da estrutura antiga, a servir de ponto de contemplação da paisagem, e, também, de palco para apresentações artísticas.


4.2.1.5. RUA LAURO SODRÉ

A Rua Lauro Sodré será tratada desde a Lagoa do Terminal Turístico (CAT) até a Travessa Copacabana. No trecho entre a Lagoa e a Praça Sete de Setembro, a via será integralmente pavimentada em CBUQ, receberá passeios cimentados dos dois lados e sistema de drenagem superficial e subterrânea. Já o trecho que liga a praça à Travessa Copacabana, atualmente asfaltado, receberá apenas nova camada de CBUQ para sua recuperação, além de recomposição de passeios e sistema de drenagem superficial e subterrânea. Os bancos existentes no passeio deste segundo trecho serão demolidos e substituídos por modelos novos, em concreto e aço (Fig.21).
Fig. 21 - Banco


4.2.1.6. MURO DE ARRIMO E ESCADAS DE ACESSO À PRAIA

O muro de arrimo existente ao longo da orla será todo recuperado, restaurando-se o rejuntamento de suas pedras constituintes e reconstruindo-se a parte desabada. Será edificada, também uma contra-sapata para proteção da base do muro, hoje sujeita a processos de solapamento. No trecho do muro entre a atual escada de embarque às catraias e sua extremidade junto à Travessa Copacabana, em seu coroamento, será construído um passeio em concreto, para o qual se terá acesso por meio de escadas e rampas. Esse passeio será integralmente protegido por guarda-corpo metálico, possuirá caramanchões em alguns pontos mais largos, e constituir-se-á em local de intensa circulação e estar.

Fig.22 - Caramanhão e Guarda-Corpo


Os acessos à praia, atualmente processado por meio de escadas, será todo revisto. Todas as escadas existentes serão demolidas, já que, em sua maioria, não apresentam condições seguras de uso. Serão construídas, então, cinco novas unidades, sendo duas de menor porte, localizadas na Rua Lago Verde; outras duas posicionadas no ponto onde será reconstituído o muro de arrimo, em frente à Rua Lauro Sodré, e a principal, sinuosa, localizada ao final do prolongamento da via a ser construído, a qual funcionará, também, como local de embarque e desembarque das catraias.


4.2.1.7. TALUDE

O talude existente será tratado de maneira que possa possibilitar usos diversos dos que, hoje, se verificam. Em seu trecho mais plano, com 120 metros de extensão, haverá tratamento de regularização do piso e capeamento com areia para formar um platô. Nessa área serão dispostas três barracas de vendas, um play-ground com brinquedos e uma área de jogos. O platô será protegido por guarda-corpo metálico e será ligado ao já referido passeio sobre o muro de arrimo por meio de escadas e rampas.
As barracas de vendas serão construções em alvenaria, estruturadas em concreto e cobertas e com telhas de barro apoiadas sobre madeiramento (Fig.23). Estarão posicionadas na parte do platô mais próxima à praça, para participarem de forma mais direta das atividades ali realizadas.




Fig.23 - Barraca


Haverá, ainda sobre o talude, nas proximidades da grande escada de acesso à praia e embarque das catraias, um abrigo para dar apoio a essa operação (Fig.24). Essa construção terá estrutura mista em concreto, aço e madeira, a qual sustentará um telheiro cerâmico cobrindo uma área cimentada dotada de bancos e balcão de atendimento.





Fig.24 - Abrigo

O talude receberá, ainda, em frente à Travessa Copacabana uma rampa em concreto com largura suficiente para a descida e subida de embarcações.
O restante do talude, em suas partes mais íngremes, receberá, apenas, tratamento paisagístico.

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