Confira novos projetos e execuções das obras em http://meiadoisnove.blogspot.com/

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Estádio Municipal de Ananideua - Pará (2006)


1........PROJETO BÁSICO DE ARQUITETURA E URBANIZAÇÃO

Arq. José Maria Coelho Bassalo e Arq. Flávio Campos do Nascimento


O Estádio Municipal de Ananindeua será um complexo arquitetônico destinado a abrigar a realização de eventos esportivos de natureza futebolística e, também, atividades institucionais. Será construído na Estrada do Cajuí, em lote de 100.248,07 m², e terá capacidade para assistência de 20.098 espectadores, todos acomodados em lugares sentados.
O estádio terá configuração tradicional, com o campo de futebol, em dimensões oficiais de 105 x 68 m, posicionado entre quatro arquibancadas, uma em cada lado do quadrilátero de jogo. As arquibancadas serão moduladas, terão lance único, forma em planta arqueada para proporcionar melhor visibilidade aos eventos esportivos, e serão acessadas por meio de quatro conjuntos de rampas localizados em suas extremidades.

Fig.01 - Vista aérea


A orientação do estádio obedecerá a princípios que objetivem a exposição equânime dos dois lados do campo de jogo à incidência dos raios solares, princípios os quais, para cidades com a posição geográfica semelhante à de Ananindeua, determinam que a maior dimensão (em nosso caso 105m) seja paralela ao eixo Norte-Sul.

O acesso de público ao estádio será realizado por meio de quatro entradas cobertas, uma para cada conjunto de rampas, todas dotadas de quatro bilheterias e dez catracas.

Os conjuntos de rampas serão edificações de planta triangular, com cantos arredondados. Cada lado do triângulo abrigará um lance de rampa, com largura de 8.50m e declividade de 6.99 %. Os patamares entre os lances ficarão nos vértices do triângulo e serão os principais pontos de captação de iluminação natural do conjunto.

Fig.02 -Rampas de acesso. Vista aérea

O conjunto de rampas dá acesso às circulações elevadas sob as arquibancadas, tanto para as laterais quanto para as de fundo, as quais possuem largura de 7.20 m e 5.00m respectivamente. Essas circulações abrigam ambientes de apoio ao público (bares, sanitários etc) e ligam-se aos vomitórios, elementos de passagem às arquibancadas.

As arquibancadas serão de três configurações formais distintas: a da lateral principal, a da lateral secundária e as de fundos. A arquibancada da lateral principal será a posicionada no lado oeste do campo de jogo e abrigará público de 6.400 espectadores, divididos em 5.634 assentos comuns e 766 assentos em cadeiras especiais. Os lugares comuns serão acessados por 7 vomitórios com 1.80 de largura, os quais atingem a arquibancada em questão no 13° dos seus 38 degraus constituintes. Possuirá 15 módulos, todos os degraus terão altura de 40cm e largura de 80cm, à exceção do extremo inferior, extremo superior e o 13° que, destinados também à circulação, possuem largura de 1.60m, 1.45m e 1.45m respectivamente. A arquibancada lateral principal terá, na circulação sob seus degraus, 3 baterias de sanitários, 4 bares e 4 lanchonetes, destinados ao público dos assentos comuns.

Os assentos especiais localizados na arquibancada lateral principal ocuparão 5 módulos, e serão todos cobertos, alcançados por circulação privativa, em nível mais elevado em relação ao da circulação que atende aos lugares comuns, mas, a exemplo desta, igualmente acessada por meio do conjunto de rampas. Essa circulação terá largura de 3.85m, possuirá baterias de sanitários, bares e lanchonetes exclusivos, e ligará os 12 degraus das cadeiras especiais em dois pontos distintos.

Fig.03 -arquibancada lateral principal

A arquibancada da lateral secundária será a do lado leste do campo de jogo e terá configuração semelhante à da sua correspondente oposta oeste, diferindo daquela apenas por não possuir assentos especiais cobertos, e em conseqüência, pela maior capacidade de público, já que possui 6.862 lugares. De resto, a forma e o número de módulos acessos, dimensão, quantidade e extensão de degraus, bem como seus ambientes de apoio (sanitários, bares, lanchonetes etc) são idênticos aos encontrados na arquibancada da lateral principal.
Fig.04 - arquibancada lateral secundária

As arquibancadas de fundos, posicionadas a norte e sul do campo de jogo, serão idênticas entre si. Cada uma abrigará público de 3.418 espectadores em assentos descobertos comuns. Esses lugares ocuparão 11 módulos e serão acessados por 5 vomitórios com 1.80m de largura, os quais atingem cada arquibancada no 10° dos seus 30 degraus constituintes. Da mesma forma que nas arquibancadas laterais, todos os degraus possuem altura de 40cm e largura de 80cm, à exceção do extremo inferior, extremo superior e o 10° que, destinados também à circulação, possuem largura de 1.60m, 1.45m e 1.45m respectivamente. Cada arquibancada de fundos terá, para seu público, na circulação sob seus degraus, 2 baterias de sanitários, 2 bares e 4 lanchonetes.

Fig.05 - Arquibancada de fundos

Adjacente à parte central da arquibancada lateral principal e acima de seu mais alto ponto, haverá uma estrutura elevada, destinada à imprensa e a autoridades. Acessada diretamente do térreo por meio de um elevador e uma escada privativos, essa estrutura terá dois pavimentos, sendo o superior ocupado por 16 cabines de transmissão de jogos e o inferior dotado de 8 camarotes (um deles o oficial), baterias de sanitários e uma lanchonete. Esse elemento terá visão privilegiada do campo de jogo e será abrigado por uma cobertura em telhas termoacústicas, apoiada em estrutura metálica, que se estende, também, sobre as cadeiras especiais.

Fig.06 - Cabines de Imprensa e Camarotes

Sob a estrutura acima mencionada, no pavimento térreo, ficará a principal entrada do estádio, por onde terão acesso autoridades, imprensa, árbitros e demais outros partícipes credenciados dos eventos futebolísticos. Por essa entrada chega-se ao hall monumental do estádio, de onde se terá acesso para os ambientes diretamente ligados aos mencionados eventos. Por ali se chegarão a salas de apoio à imprensa, a salas administrativas, à circulação vertical que leva aos camarotes e cabines de transmissão, aos vestiários dos árbitros e ao hall do principal acesso ao gramado de jogo.

Fig.07 - Principal entrada do Estádio

As acomodações destinadas às delegações esportivas serão constituídas de dois conjuntos de vestiários dotados de sanitários com duchas e banheiras de hidromassagem, além de sala de aquecimento (bate-bola). Os vestiários das equipes terão acessos distintos e privativos, com possibilidade de chegada dos ônibus das delegações até as suas portas. Haverá, também, dois vestiários para os árbitros e sala de apoio para a federação de futebol.
Os acesso das delegações e do pessoal credenciado far-se-á a partir de uma área de acesso restrito, controlada por uma guarita de triagem de passagem. Essa área terá estacionamento para veículos credenciados (78 vagas) e para os 2 ônibus das delegações, e por ela se chegará, também, a outros ambientes necessários ao funcionamento do estádio e de apoio aos eventos, como o centro médico, os grupamentos de polícia e a subestação, que ficarão para o lado da arquibancada sul, e ambientes administrativos e de serviços, que ficarão para o lado da arquibancada norte.
O centro médico terá, além da sala de atendimento, dois consultórios médicos, uma sala para pequenas cirurgias e uma sala de repouso. Ficará posicionado de maneira a ser acessado com facilidade de todas as localidades do estádio, com condições da chegada de ambulância à sua porta.
O grupamento de polícia terá área para plantão, duas celas para detenções provisórias e 2 alojamentos distintos (masculino e feminino) com sanitários privativos.
Entre o centro médico e o grupamento de polícia haverá um acesso ao gramado de jogo, com dimensões suficientes para passagem de veículos motorizados.
Os ambientes administrativos e de serviços serão a sala de controle de sonorização, placar, circuito fechado de tv e alarme de incêndio, os depósitos de jardinagem e manutenção e os sanitários/vestiários de serviço. Junto a esses ambientes haverá, também acesso ao gramado para pessoas, máquinas e veículos.
Conforme mencionado o primeiro capítulo desse memorial, o estádio deverá abrigar, também, atividades institucionais. Para isso haverá espaços, igualmente sob a arquibancada lateral principal, para a instalação de dois órgãos públicos, que poderão ser, por exemplo, secretarias municipais. À direita e à esquerda da entrada do hall monumental do estádio, com acessos independentes e externos, erguer-se-ão, em dois pavimentos, prédios dotados de conjuntos de salas servidas por sanitários e demais outros ambientes de apoio (copas, depósitos etc). O conjunto a norte terá 528 m² e o conjunto a sul, 382. m². Ambos os complexos institucionais poderão ser acessados de dentro do hall monumental do estádio bem como haverá ligação direta entre eles, caso abriguem um órgão, apenas.
A concentração de atividades sob a arquibancada lateral oeste, e, portanto, seu status de “principal”, deve-se ao fato de que o lado oeste do estádio é o que fica voltado para o principal acesso viário do complexo arquitetônico, a Estrada do Cajuí. Dessa forma, o posicionamento dos ambientes nessa ala possibilita maior proximidade e melhor acesso a eles. Além disso, as cabines de imprensa ficam protegidas do sol poente na transmissão dos jogos vespertinos, mais freqüentes na cultura futebolística local.
Com o posicionamento dos ambientes de apoio às atividades do estádio apenas sob a arquibancada lateral principal, os espaços sob as arquibancadas de fundos e a arquibancada lateral secundária ficarão totalmente liberados para abrigarem, futuramente, instituições públicas como, por exemplo, aquelas destinadas à educação, saúde e segurança pública, dentre outras. A configuração do complexo arquitetônico permite que, mesmo abrigadas no conjunto, as mencionadas instituições poderão ter funcionamentos auto-suficientes, com acessos e estacionamentos independentes, e sistemas de infra-estrutura próprios e autônomos.

Fig.08 - Elevação principal entrada
O sistema viário idealizado para o estádio criará um anel viário em torno do complexo, conectado com a Estrada do Cajuí e também com as ruas São Jorge, Santo Antonio, São Marçal e São Paulo. Esse sistema possui dois conjuntos de estacionamentos, um a nordeste com 585 vagas e outro a sudeste com 558 vagas, totalizando 1146 lugares. Há ainda, 24 vagas exclusivas para veículos de serviço.
Sob a estrutura acima mencionada, no pavimento térreo, ficará a principal entrada do estádio, por onde terão acesso autoridades, imprensa, árbitros e demais outros partícipes credenciados dos eventos futebolísticos. Por essa entrada chega-se ao hall monumental do estádio, de onde se terá acesso para os ambientes diretamente ligados aos mencionados eventos. Por ali se chegarão a salas de apoio à imprensa, a salas administrativas, à circulação vertical que leva aos camarotes e cabines de transmissão, aos vestiários dos árbitros e ao hall do principal acesso ao gramado de jogo.
Fig.09 - Urbanização geral. Vista aérea.

O estádio será construído com estrutura em concreto e alvenaria de tijolos de cerâmicos. As arquibancadas serão constituídas de módulos pré-moldados em concreto, e os demais elementos, em estrutura de concreto convencional.
A modulação atende não apenas a necessidades estruturais, mas, sobretudo, à intenção da Prefeitura Municipal de Ananindeua quanto à execução do complexo em etapas, de acordo com as suas necessidades e possibilidades.

A primeira etapa do projeto, definida em comum acordo com a prefeitura, prevê a execução de 13 degraus da arquibancada lateral principal, em toda a sua extensão (15 módulos). Ali poderão ser abrigados 2.136 espectadores em lugares sentados, acessados por duas escadas provisórias em concreto com 3m de largura, atendidas, cada uma, por três bilheterias e 5 catracas de acesso. Sobre os dois últimos degraus da arquibancada, serão construídos, igualmente em caráter provisório, 9 cabines de imprensa para transmissão dos jogos, cobertas com telhas termoacústicas dobre estrutura metálica. As cabines serão acessadas por escada exclusiva também executada em concreto.
Parte dos ambientes de infra-estrutura e apoio serão executados já nessa primeira fase. Os vestiários das delegações serão os definitivos, bem como um vestiário da arbitragem e a sala da federação. O outro vestiário da arbitragem será, nesse primeiro momento, transformado em dois sanitários para pessoal credenciado, assim como os sanitários/vestiários de serviço serão adaptados para servirem de sanitários públicos. A metade do futuro grupamento de polícia, em sua divisão masculina, abrigará, por hora, outro conjunto de sanitários públicos. Os depósitos de jardinagem e a subestação serão construídos, agora, em suas configurações definitivas. O campo de jogo terá, já, suas dimensões finais, mas a extensão de suas áreas de escape será menor do que seus limites futuros.
O sistema viário também será executado parcialmente, sem o anel que contornará o complexo, porém mantendo-se a configuração de se ter um pátio de acesso restrito para credenciados, com estacionamento para 40 carros, e, do lado de fora, 96 vagas para público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário