Confira novos projetos e execuções das obras em http://meiadoisnove.blogspot.com/

quarta-feira, 31 de março de 2010

Urbanização da Orla de Marudá - Pará, ( 2004 )

MEMORIAL


Arq. José Maria Coelho Bassalo e Arq. Flávio Campos do Nascimento

Marudá é uma localidade balneária pertencente ao município de Marapanim, nordeste do Estado do Pará. Situada de frente para a Baía de Marudá, foz do Rio Marapanim, a cidade possui 1600 m de praia de água salgada, bastante freqüentada em períodos de férias e feriados. Além se sua beleza natural, o facilitado acesso rodoviário (14,4 km da sede do município, Marapanim e 160 Km da capital do Estado, Belém), juntamente com a boa infra-estrutura de apoio à população (sistema Cosanpa de abastecimento de árua, Rede Celpa de energia elétrica, e tefefonia fixa e celular de diversas concessionárias), são os principais fatores que fazem com que a localidade seja uma das mais visitadas do Estado.

Fig.1 - Estado do Pará - Nordeste

Fonte : http://www.calle.com/world/br/16maruda.html


Nos últimos anos, o fluxo crescente da atividade turística demandou a necessidade de incrementação da infra-estrutura instalada não apenas para abrigar a numerosa população flutuante, mas, também, para disciplinar o parcelamento e o uso do solo da localidade. Atualmente a orla da praia está em processo de ocupação, com estabelecimento de diversos lotes seguindo uma linha sinuosa, com suas frentes voltadas para a areia, por onde se processam seus acessos. Por conseguinte, não há limitações de passagens de veículos motorizados à área da praia, fato que coloca em risco banhistas, além de proporcionar degradação ambiental.

Fig.2 - Situaçaõ Atual

Fig.3 - Situação Atual



Em períodos de férias e feriados, a praia é palco de eventos diversos, como, por exemplo, shows e feiras, instalando-se para isso, infra-estrutura provisória de atendimento à população. Essa infra-estrutura, constituída, principalmente, por barracas de vendas de alimentos, concentra-se nas proximidades do acesso à praia, dificultando o trânsito de veículos naquele ponto e despejando resíduos diretamente no solo.
Diante do quadro geral apresentado, problemático, em alguns aspectos, como resumidamente acima demonstrado, o Governo do Estado do Pará irá construir uma via litorânea ao longo de parte da orla da praia e, também, uma praça para grandes eventos.

Fig.4 - Projeto de urbanização. Vista Geral




A via litorânea iniciar-se-á ao final da Pa-318, e desenvolver-se-á, ao longo de, aproximadamente, 500 metros pela orla da praia até encontrar a via paralela à referida Pa. A nova via terá 78 vagas de estacionamento e calçadão com 6,70 m de largura, no qual serão dispostos bancos em toda a sua extensão, além de abrigos em pontos de convivência. Os abrigos serão elementos abertos cobertos com telhas de barro sobre estruturas de madeira, sustentadas por pilares em concreto. Cada abrigo conterá dois bancos duplos, em concreto, do mesmo modelo que será disposto ao longo da orla.

Fig.5 - Vista aérea da orla



Fig.6 - Abrigos e Muro de arrimo



Fig.7 - Calçadão e bancos




O sistema viário como um todo será limitado por um muro de arrimo em concreto ciclópico, o qual conterá o aterro necessário para a construção da via. O nível superior do arrimo ficará 40 cm acima do nível do calçadão, atuando como marcação do limite do passeio e, também, como banco corrido. As pistas de rolamento serão asfaltadas e as calçadas em piso cimentado. Os acessos para a praia serão realizados por dois conjuntos de rampas para pedestres posicionados ao longo do calçadão, e também, por duas rampas contíguas às vias que limitam a intervenção.

A praça de eventos será um espaço de 4.600 m², dotado de um palco fixo em estrutura de concreto com área de apresentação de 300 m². O palco será posicionado de forma que possibilite sua contemplação de todos os pontos da praça, sem, contudo, constituir um obstáculo à visualização da paisagem. Haverá dois conjuntos de sanitários públicos sob a estrutura do referido palco, ambos dotados de unidades para portadores de necessidades especiais. O centro da praça será constituído de uma extensa área pavimentada em cimento com capacidade para, aproximadamente, 1.500 espectadores, circundada por jardins e caixa de areia com brinquedos infantis. Em sua periferia, a calçada igualmente cimentada terá largura suficiente para a montagem de barracas temporárias. A pavimentação do piso da praça apresentará desenhos em cimento pigmentado.

Fig.8 - Praça de eventos. Vista Geral



Fig.9 - Praça de eventos. Brinquedos




Fig. 10 - Praça de eventos. Detalhe




Fig.11 - Palco




A construção da via litorânea e da praça de eventos são partes das ações de urbanização que o Governo do Estado pretende implementar na localidade de Marudá, não apenas para incrementar a intensa atividade turística já existente no município, como, também, para proteger o meio ambiente local.



Fig.12 - Abrigo e palco ao fundo



Fig.13 - Abrigo e praça de eventos ao fundo

2 comentários:

  1. maruda, merece algo assim. agora vamos torcer pra se manter limpo e organizado tudo. como coisas de educados.
    mauro-futuro prefeito de marudá

    ResponderExcluir
  2. isso dava pra ser melhor
    primeiro, o palco esta de frente pro vento quando tem banda, quero dizer quando tinha não dava pra ouvir bem.
    por isso que foi só dinheiro gasto e hoje em dia niguem usa mas esse palco

    mas fora isso ta tudo ótimo
    só que agora fui fazer uma visita em madurá
    e vi que ela esta toda rachada com buracos de ate 2 metros e meio mas ou menos de fundura que cabe um carro dentro ;-(

    e o prefeito de la deveria criar vergonha na cara e patrocinar o carnaval e outros períodos d verão
    porque quem sempre faz a alegria de la é a propiá população
    ou pessoas que vem de fora

    ResponderExcluir